Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Struthanthus microstylus Rizzini CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 06-10-2014

Criterio: B2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s): Elsie Franklin Guimarães


Justificativa

Espécie descrita em 1980, caracteriza-se como erva escandente, endêmica do estado de Minas Gerais, do município de Paracatu, sendo encontrada em Cerrado lato sensu (Andrade et al., 2009; Caires & Detke, 2013). Apresenta AOO de 8 km² e está sujeita a uma situação de ameaça considerando a pontualidade de ocorrência. São ameaças para a espécie a expansão da atividade agrícola intensiva com destaque para a produção de grãos, a fragmentação das áreas de Cerrado da região em decorrência da pecuária (Felfili & Felfili, 2001), a mineração, uma das mais modernas do mundo em termos de tecnologia, havendo em Paracatu a maior mina de ouro a céu aberto do planeta (IBGE; Prefeitura de Paracatu, 2013) e a exploração de recursos madeireiros a partir do plantio de eucalipto em condições de monocultivo em uma grande área com cerca de 13.000 ha (Oliveira et al., 2000; Vale et al., 2002). As ameaças incidentes em consequência das atividades produtivas implicam declínio contínuo da EOO, AOO, da qualidade do hábitat e do número de subpopulações. Considerando o baixo número de registros fora de área protegida e as diferentes ameaças à espécie na localidade de ocorrência, são necessários investimentos em expedições de campo para a busca de novos registros, bem como em planos de ação voltados à conservação da espécie na natureza e ao controle das ameaças incidentes.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Struthanthus flexicaulis (Mart.) Mart.;

Família: Loranthaceae

Sinônimos:

  • > Phthirusa santessoniana ;
  • > Struthanthus attenuatus ;
  • > Struthanthus microstylus ;
  • > Struthanthus pusillifolius ;
  • > Struthanthus rufo-furfuraceus ;
  • > Struthanthus ibegei ;
  • > Struthanthus megalopodus ;
  • > Loranthus attenuatus ;
  • > Struthanthus staphylinus var. palifolius ;
  • > Loranthus flexicaulis ;
  • > Notanthera attenuata ;
  • > Loranthus anceps ;
  • > Notanthera anceps ;
  • > Struthanthus flexicaulis var. maximus ;
  • > Loranthus oblongo-ellipticus ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Referências

- Andrade, M.J.G.de; Caires, C.S.; Tun-Garrido, J. Paula, C.H.R. de; Melo, E. 2009. Loranthaceae. In: Giulietti, A.M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G.; Queiroz, L.P. & Silva, J.M.C.D.Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional; Universidade Estadual de Feira de Santana, 496p.

- Caires, C.S. & DETTKE G.A. 2013.Loranthaceae In: Forzza, R.C. et al. (Orgs.) Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB4262>. Acesso em 20 de novembro 2013.

- Felfili, M. C. & Felfili, J. M. 2001. Diversidade Alfa e Beta no Cerrado sensu stricto da Chapada Pratinha, Brasil. Acta Botanica Brasilica 15(2): 243-254.

- IBGE. 2013. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@. Disponível em: < http://www.cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em 20 de novembro 2013.

- Oliveira, A. D., Scolforo, J. R. S., Silveira, V.P. 2001. Análise Econômica de um Sistema Agro-Silvo-Pastorial com Eucalipto Implantado em Região de Cerrado.Ciência Florestal, 10 (1): 1-19.

- Vale, R. S.; Macedo, R. L. G.; Venturin, N.; Mori, F. A.; Morais, A. R. 2002. Efeito da Desrama Artificial na Qualidade da Madeira de Clones de Eucalipto em Sistema Agrossilvipastorial. R. Árvore, Viçosa-MG, 26 (3): 285-297.

Como citar

CNCFlora. Struthanthus microstylus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Struthanthus microstylus>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:12:53